Queda de cabelo depois da gravidez

A queda de cabelo após o parto é normal, mas assusta! Estou passando por isso e me choco ao ver os tufões de cabelo que ficam na minha mão durante o banho ou com a quantidade de fios espalhados pela casa. Essa queda de cabelo tem relação com o destino. Explico:

tufa de cabeloTodas as pessoas, normalmente, perdem cerca de 100 fios de cabelo por dia, que são repostos continuamente. Durante a gravidez, a modificação hormonal acaba evitando a queda de cabelos. Sem contar que, a maioria, as futuras mamães ficam com os cabelos lindos como nunca. Essa modificação positiva durou até 2 meses e meio após o parto, foi quando, de repente, meu cabelo começou a cair. Isso acontece porque aqueles 100 fios diários que eu deveria ter perdido durante a gestação e não perdi têm que cair de todo jeito. Está predestinado. Logo, vão cair todos. Mas acalme-se, ninguém fica careca por isso.

Algumas mulheres só começam a ter queda de cabelo quando deixam de amamentar completamente ou complementam o aleitamento com fórmula ou sólidos. Não sei dizer se é sorte ou azar adiar esta queda…

Segundo o meu livro de cabeceira “O que esperar quando está esperando“, para manter o cabelo sadio é preciso comer bem e manter suplementação vitamínica normalmente indicada pelo seu médico. Além disso, é preciso tratar bem os cabelos. O que, para ele, significa lavá-los só quando necessário ( no meu caso todos os dias), usar condicionador para evitar o embaraçamento, usar pentes de dentes largos se tiver de desembaraçá-los, e evitar a aplicação de calor (secadores, chapinhas e afins). É bom evitar permanentes, tingimentos e outros tratamentos químicos até que suas mechas pareçam ter voltado ao normal.

Vale também investigar se você considerar a queda excessiva. Pode ser sinal de alguma doença, como a da tireóide. A queda também pode ser maior ou menor entre uma gravidez e outra.

Agora, fico imaginando se eu não tivesse cortado o cabelo… a sensação de queda seria muito maior e eu estaria me tratando psicologicamente agora rsrsrs

Anúncios

Sobre Jéssica Macêdo

Mãe da Beatriz e do Artur. Doula, gateira, jornalista viciada em redes sociais, especialista em brigadeiro de panela. Torce para o Flamengo e tritura pipoca nas horas vagas. Saiba mais no Twitter @jemmacedo e veja mais no Instagram @mesintogravida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s