#38semanas | Como está o bebê

Daqui para frente, o bebê não cresce tanto. Mas pode ganhar até 200g por semana – disso eu não duvido: engordei 1kg em uma semana. O bebê pesa cerca de 3,2kg e mede 50,7cm e continua acumulando gordura para ajudar a controlar a temperatura depois do nascimento. O peso varia muito. Desde que ele nasça com mais de 2,5kg, qualquer peso é considerado normal.

Os órgãos e sistemas do bebê estão plenamente desenvolvidos, mas os pulmões são os últimos a amadurecer por completo. Inclusive, depois do nascimento, pode ser que demore algumas horas para que o bebê adquira um ritmo normal de respiração.

Geralmente, nesta semana, o obstetra costuma realizar o exame de toque vaginal. O procedimento serve para avaliar se o colo do útero começou a dilatar e a afinar. Na fase de expulsão do bebê, durante o trabalho de parto, ele terá dilatado cerca de 10cm e a pele será tão macia quanto a dos lábios. Amanhã o meu GO fará este exame. Aviso vocês sobre o resultado.

Não se preocupe se o bebê mexer menos. Nesta fase é comum, pois ele já está bastante espremido dentro do útero e há pouco líquido amniótico.

Vamos lá, contagem regressiva… Que venha Beatriz!

Sobre Jéssica Macêdo

Mãe da Beatriz e do Artur. Doula, gateira, jornalista viciada em redes sociais, especialista em brigadeiro de panela. Torce para o Flamengo e tritura pipoca nas horas vagas. Saiba mais no Twitter @jemmacedo e veja mais no Instagram @mesintogravida

Deixe um comentário