#31semanas – como está o bebê

O bebê ainda vai ganhar mais ou menos 1 quilo antes de nascer

Estou na correria com os últimos preparativos para a chegada da Beatriz. Lavei e passei as roupinhas (obrigada pela ajuda dona mãe), montei o quartinho, falta decorar e comprar mais algumas coisinhas do enxoval que estão faltando. A Beatriz está também na fase final, de acordo com os aplicativos da revista Crescer  e do Baby Center para iPhone.

Esta é uma fase de “retoques finais”. O bebê fica mais gordinho e o cérebro desenvolve novas conexões. A mãe está quase pronta para receber o bebê. Os seios podem liberar colostro – tenho isso desde o quinto mês – (substância amarelada, rica em proteínas, que desce antes do leite) desde já. Mas, também pode vir só depois do parto. Acordar várias vezes à noite para fazer xixi também é um treino para atender ao recém-nascido nos próximos meses.

Há evidências de que o bebê é capaz de guardar memórias anteriores ao nascimento. Uma explicação seria o fato de ele ficar mais calmo no colo da mãe, próximo ao coração, cujos batimentos ouvia no útero. Ele tem, em média, 41 cm e 1,5kg (Beatriz já tem 44,5cm e mais de 1,8kg).

Talvez você perceba que seu bebê não está mais fazendo tantos movimentos bruscos quanto antes (Beatriz está mais quieta, mas tem momentos que judia da mãe aqui). Não se preocupe, a questão é que está faltando espaço. Desde que você sinta algum movimento, não há problema. Acredite se quiser, ele ainda tem muito o que crescer. O bebê vai ganhar mais ou menos 1 quilo antes de nascer (#medo rs).

Os órgãos do seu bebê continuam a amadurecer, e ele já urina água, num treino do trato urinário para depois do nascimento. Exames que produzem imagens do cérebro já mostraram que, por volta do oitavo mês de gravidez, os fetos têm padrões de sono característicos da presença de sonhos. Com o que será que ela sonha?

Anúncios

Sobre Jéssica Macêdo

Mãe da Beatriz e do Artur. Doula, gateira, jornalista viciada em redes sociais, especialista em brigadeiro de panela. Torce para o Flamengo e tritura pipoca nas horas vagas. Saiba mais no Twitter @jemmacedo e veja mais no Instagram @mesintogravida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s