#30semanas – como está o bebê

Às vezes tenho a impressão que o tempo não passa, outras parece que voa. Agora, com 30 semanas de gestação, baseada em algumas leituras, acho que Beatriz deve ter começado a sugar o dedo, tossir e quiçá respirar. Os olhos, possivelmente, já têm cor, que deve mudar até o sexto mês de vida. Seu olhar arrebatador já conta com sobrancelhas e cílios. Além disso, ela já enxerga o que acontece dentro do útero, distinguido claro de escuro e até acompanhando alguma fonte de luz.

Os reflexos cerebrais estão mais estáveis e podem controlar a respiração e a temperatura corporal. O seu tamanho é algo em torno de 39cm e deve pesar 1,3kg. Também é neste período que os pulmões e o sistema digestivo do bebê ficam praticamente prontos.

Esta é uma semana em que a criança não ganha muito peso porque as energias estão concentradas na evolução cerebral. Também pelo desenvolvimento cerebral do bebê, o órgão começa a ter aquele aspecto enrugado.

Apesar de continuar engordando, o crescimento do bebê começa a diminuir. Também começa a diminuir a quantidade de líquido amniótico que envolve o neném, agora cerca de 1 litro, por causa do tamanho dele.

Anúncios

Sobre Jéssica Macêdo

Mãe da Beatriz e do Artur. Doula, gateira, jornalista viciada em redes sociais, especialista em brigadeiro de panela. Torce para o Flamengo e tritura pipoca nas horas vagas. Saiba mais no Twitter @jemmacedo e veja mais no Instagram @mesintogravida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s