#25semanas – Consulta médica

Os pequenos braços e pernas já começam a demonstrar sua força, e, à medida que essa calistenia – ou um simples acesso de soluços – torna-se aparente, todos ao redor podem desfrutá-la.

Quase 10 semanas depois estou de volta. Infelizmente, não tenho o tempo necessário para me dedicar a escrever sobre esta gestação. São muitos afazeres e me sobra pouca disposição. Mais a frente falarei sobre isso. Beatriz, frenética, se move o tempo inteiro no auge das suas 25 semanas de gestação. Hoje, fomos ao médico para a consulta de rotina e levar exames.

Está tudo bem com ela e com a mãe também. Os exames, um ultrassom morfológico, uma ecografia transvaginal e exames de sangue e urina, mostram que ela é uma menina saudável abrigando-se em um corpo também saudável.

Ecografias:

Ultrassom – morfológico

  • O que: ecografia morfológica do 2° trimestre
  • Quando: realizada entre a 20ª e 24ª semana de gestação
  • Pra quê: detecção de má formações e cromossomopatias
  • Resultado: estudo morfológico fetal normal; biometria e relações biométricas fetais normais; ausência de marcadores ecográficos de cromossomopatias

Ultrassom – endovaginal

  • O que: exame realizado com equipamento dinâmico vaginal
  • Quando: realizado no segundo trimestre
  • Pra quê: detecta a insuficiência istimo-cervical, em Portugês claro, serve para detectar a incapacidade do colo uterino de manter uma gravidez.
  • Resultado: o exame ecográfico não mostrou sinais sugestivos de incompetência istimo-cervical.

O médico só puxou minha orelha por um porém, e pasmem: porque engordei além da conta. Desde a nossa última consulta, há exato um mês, era para eu ter engordado até 1kg e 800g. Bom, eu engordei 2kg e uns quebrados. Mas, vamos ponderar que, hoje, a pesagem veio depois de um belo almoço com direito a picanha, arroz, feijão e fritas. Sem contar com os morangos recheados com chocolate…

Próxima consulta marcada para daqui a um mês, terei que apresentar apenas aquele temido exame da curva glicêmica, o teste oral de tolerância à glicose para saber se tenho tendência a ter diabetes. Espero que não tenha e que não vomite durante o procedimento. Amém!

Anúncios

Sobre Jéssica Macêdo

Mãe da Beatriz e do Artur. Doula, gateira, jornalista viciada em redes sociais, especialista em brigadeiro de panela. Torce para o Flamengo e tritura pipoca nas horas vagas. Saiba mais no Twitter @jemmacedo e veja mais no Instagram @mesintogravida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s