Ultrassom – ecografia obstétrica acima de 14 semanas

Beatriz de perfil, não dá para ver muito bem porque foi no exato momento que ela levou a mão à boca

Desde que descobri a gravidez, esta deve ser a sétima ecografia que faço. Cada uma com a sua emoção especial. Desta vez, Beatriz estava brincando com o pé e assustou o médico que, por um instante, achou que ela tinha um pé enorme. Rimos quando ela soltou o pezinho e levou a mão à boca. Ufa rs.

Mas, esta pequena não tem nada de pequena rs. Com apenas 31 semanas, ela já mede 44,5 cm e pesa cerca de 1,824 gramas. Estou ansiosa para saber o que o obstetra irá falar a respeito. rs. Fui tentar entender a biometria, e pesquisando o significado de algumas coisas vi que muita mãe por aí tem dúvidas do que é o índice cefálico e na internet não tem quase nada a respeito.

biometria

Vasculhei um monte e encontrei esta informação:

Uma vez que o diâmetro biparietal é uma medição linear tomada de uma tabua têmporo-parietal à outra, ele só é preciso se a cabeça tiver a forma ovóide adequada. Se a cabeça for incomumente arredondada (braquicefalica) ou incomumente alongada (escafocefalica ou dolicocefalia), a medição do diâmetro biparietal padrão pode super ou subestimar o tamanho da cabeça.

Para determinar se a forma da cabeça é adequada, são necessárias duas medições: o diâmetro biparietal (eixo curto) e o diâmetro fronto-occipital (eixo longo), calculado com a formula chamada índice cefálico. Se o índice for anormal é possível corrigi-lo medindo-o como uma circunferência, ou a forma da cabeça pode ser “corrigida” para um diâmetro biparietal (DBP) otimizado. O valor médio é de 78,3 com uma variação de 2 DP  de 70 a 86. Fonte: Clínica Endosom

Ah! Já ia me esquecendo de dizer o mais bacana. Beatriz está de cabeça pra baixo, ou seja, na posição ideal para o parto normal (que eu desejo tanto). Se ela se manter assim até o fim, está ótimo! A placenta também está bem localizada, o que não dificultaria ou impediria a passagem dela. Só espero ter força e dilatação no dia rs.

About these ads

Sobre Jéssica Macêdo

Mãe da Beatriz (1 ano e 6 meses) e do Artur (recém-nascido). Gateira, jornalista viciada em redes sociais, especialista em brigadeiro de panela. Torce para o Flamengo e tritura pipoca nas horas vagas. Saiba mais no Twitter @jemmacedo e veja mais no Instagram @mesintogravida

3 thoughts on “Ultrassom – ecografia obstétrica acima de 14 semanas

  1. claro que tem!!! Você nasceu mulher, então tem força suficiente para parir sem problemas!!! =) Os hormônios vão cuidar direitinho dessa dilatação aí! É só caminhas muito e sentar na bola e rebolaaaaaaaaaaaaar…

    Estou aqui torcendo!

    • Hahaha muito obrigada, mas tenho pulado esta parte de sentar na bola e rebolar ahahaha. As caminhas têm sido sofridas, sinto muita dor nas costas e no baixo-ventre – tudo normal. Daí, as caminhadas são bem curtinhas, mas acho que já ajuda. Obrigada pela torcida!

  2. Pingback: #32semanas – como está o bebê | Me sinto grávida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s